JOVENS REPÓRTERES PARA O AMBIENTE

Os JOVENS REPÓRTERES PARA O AMBIENTE, da EPMJMAF, vão debater questões ligadas aos resíduos, biodiversidade e agricultura biológica. Queremos investigar, questionar e recolher todo o tipo de informação capaz de promover a sustentabilidade ambiental. É nosso objectivo: impulsionar o crescimento económico e o desenvolvimento sustentável do concelho da Povoação.



Este projecto é coordenado em Portugal pela Associação Bandeira Azul:
www.abae.pt















domingo, 20 de fevereiro de 2011

PROTEGER O QUE É NOSSO













No passado dia 16 de Fevereiro o grupo Eco-Escolas deslocou-se ao Viveiro da SPEA localizado na freguesia e concelho de Povoação, com a finalidade de conhecer a biodiversidade vegetal existente na ilha de S. Miguel.

Durante toda a acção, que teve a duração aproximada de 2 horas, o grupo Eco-Escola visitou o viveiro e esteve atento às explicações dadas pelo guia sobre as germinações das plantas endémicas, sobre os projectos SPEA e Priôlo. Depois o grupo seguiu para a estufa. Deram a conhecer os trabalhos que são efectuados antes das plantas serem colocadas na estufa e os problemas associados à mesma. Depois foram explicadas as germinações e repicagens e, depois, seguimos para a parte exterior da estufa e para a zona de adaptação das plantas ao exterior. Foram plantadas algumas espécies endémicas, como a urze, uva da serra, sanguinho, folhado e pau branco em toda a zona envolvente.

Este tipo de acções promove a sensibilização para práticas ambientais mais sustentáveis e amigas do ambiente. A necessidade de se preservar o que é nosso e o que marca a diferença no nosso País, é o que move gerações. O grupo Eco-Escola orgulha-se de poder conhecer e de preservar estas espécies provenientes da floresta Laurissilva.

Assim, para que possamos estar ainda mais próximos destas espécies endémicas, nas próximas semanas, a SPEA e o Grupo Eco-Escola irá desenvolver uma acção de sensibilização na Escola através da colocação de plantas endémicas nos jardins da escola e a sua respectiva designação, assim como as restantes plantas existentes no jardim. Esta acção visa não só preservar aquilo que é único no mundo como, também, incutir em todo o grupo escolar a necessidade que há em proteger e salvaguardar o nosso património natural.

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