JOVENS REPÓRTERES PARA O AMBIENTE

Os JOVENS REPÓRTERES PARA O AMBIENTE, da EPMJMAF, vão debater questões ligadas aos resíduos, biodiversidade e agricultura biológica. Queremos investigar, questionar e recolher todo o tipo de informação capaz de promover a sustentabilidade ambiental. É nosso objectivo: impulsionar o crescimento económico e o desenvolvimento sustentável do concelho da Povoação.



Este projecto é coordenado em Portugal pela Associação Bandeira Azul:
www.abae.pt















segunda-feira, 21 de março de 2011

A COMPOSTAGEM DOMÉSTICA - Entrevista a Mário Rodrigues, Agricultor, do concelho da Povoação













A compostagem é um processo natural de decomposição biológica de resíduos orgânicos, que origina um produto estabilizado, denominado de composto. O senhor Mário Jorge Rodrigues vai-nos explicar o porquê do seu uso já que é cidadão exemplar no que toca a práticas agrícolas sustentáveis.










A compostagem é um processo natural de decomposição biológica de resíduos orgânicos, que origina um produto estabilizado, denominado de composto. Este composto possui inúmeros nutrientes e é facilmente assimilado pelas plantas, sendo útil na agricultura, jardinagem, parques públicos, entre outros.

Normalmente os materiais biodegradáveis são classificados de castanhos e verdes. Os castanhos são resíduos dos jardins já secos, como aparas de madeira, relva, folhas secas, entre outras, enquanto que os verdes são restos de comida, vegetais, frutos, entre outras.

O composto tem a duração de três a doze meses, este meio é um fertilizante orgânico que estimula o desenvolvimento das raízes das plantas, aumenta a capacidade de infiltração de água, mantém estáveis a temperatura a os níveis de acidez do solo, dificulta ou impede a germinação de sementes de plantas invasoras, activa a vida do solo e reduz o uso de herbicidas e pesticidas.

É importante referir que a agricultura biológica consiste no cultivo de produtos vegetais por meio de métodos naturais, sem pesticidas, nem adubos químicos. Neste tipo de agricultura são utilizados materiais e práticas tradicionais e descobertas científicas que permitem manter e promover o equilíbrio ambiental, promovendo a saúde e segurança.

Para concluir, a compostagem e a agricultura biológica são uma mais-valia para o meio ambiente.


Após a apresentação do processo de compostagem, a equipa de reportagem dos JRA da Escola Profissional da Povoação, entrevistou o agricultor Mário Jorge Melo Rodrigues, que desde sempre utilizou o método da compostagem na sua horta.

1- Senhor Mário Rodrigues para si o que é a compostagem?

A compostagem é um conjunto de resíduos orgânicos, que depois de estabilizado produz o tal composto. Esse composto pode levar meses a ser feito.

2- Como se faz a compostagem?

A compostagem faz-se da seguinte forma: juntam-se todos os resíduos, deixa-se fazer a secagem e depois coloca-se os resíduos orgânicos. Depois de estar pronto coloca-se na terra e com o sacho mistura-se tudo.

3- Para que serve a compostagem?

A compostagem serve para fertilizar os solos, para dar um verdadeiro sabor e qualidade aos produtos. Estes produtos são considerados biológicos. Na minha horta só utilizo este método natural.

4- Quanto tempo demora a compostagem?

Como já disse anteriormente a compostagem tem uma duração de três a quatro meses, para ter tempo de fazer o processo de secagem e apodrecimento, mas pode levar mais tempo.

5- Que tipo de alimentos é que pode levar a compostagem?

Leva todo o tipo de resíduos orgânicos: restos de fruta, de legumes, cascas de ovo, entre outros. Deve levar ervas e dejectos de animais. Convém colocar um plástico por cima da compostagem para que a temperatura aumente e o apodrecimento seja mais rápido.

6- Sempre fez compostagem?

Já faço compostagem há mais de 20 anos. O meu pai e meu avó sempre fizeram isso. Não tinha esse nome, mas sempre utilizamos os restos de resíduos orgânicos para fertilizar a terra, pois antigamente não havia fertilizantes químicos.

7- Existe mais alguém na família que faça este tipo de fertilização?

Não. Hoje em dia já ninguém utiliza a compostagem e nem tem hortas. Ninguém quer ter trabalho e preferem comprar tudo pronto. O que é uma pena pois os produtos têm muito melhor qualidade.

8- Para si quais as vantagens da compostagem?

As vantagens são muitas. Este processo permite fertilizar os solos; Os produtos têm uma grande qualidade e são naturais não prejudicando o ser humano; A sua textura, também, é melhor. Apesar do método de produção seja mais lento, a qualidade do produto supera todas as expectativas. Faço um apelo para as pessoas começarem a criar as suas hortas nos seus quintais e produzirem os seus próprios alimentos. O ambiente e a nossa saúde agradecem.


Agradecemos a colaboração deste cidadão do nosso concelho pela entrevista fornecida e esperemos que a população se reveja neste agricultor e comece a adquirir práticas ambientais mais sustentáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário