JOVENS REPÓRTERES PARA O AMBIENTE

Os JOVENS REPÓRTERES PARA O AMBIENTE, da EPMJMAF, vão debater questões ligadas aos resíduos, biodiversidade e agricultura biológica. Queremos investigar, questionar e recolher todo o tipo de informação capaz de promover a sustentabilidade ambiental. É nosso objectivo: impulsionar o crescimento económico e o desenvolvimento sustentável do concelho da Povoação.



Este projecto é coordenado em Portugal pela Associação Bandeira Azul:
www.abae.pt















segunda-feira, 21 de março de 2011

A NOSSA HORTA BIOLÓGICA








A Escola Profissional Monsenhor João Maurício de Amaral Ferreira está a desenvolver, em parceria com a Câmara Municipal da Povoação, o projecto Eco-Escolas intitulado “Por um Solo Melhor”. Esta iniciativa levada a cabo por formandos do 2º ano do Curso de Turismo Ambiental e Rural, visa, essencialmente, educar e fazer com que a comunidade local respeite o solo, preservando as suas características naturais.

Para tal, foi criada uma horta biológica nas redondezas da Vila da Povoação com o objectivo dos formandos poderem cultivar os mais variados produtos de uma forma tradicional, respeitando sempre o ambiente. Este tipo de acção permitirá aos formandos e, posteriormente à população do Concelho, perceber como podem criar a sua própria horta e cultivar os mais variados produtos.

A nossa horta já conta com três produtos semeados: favas, feijão e ervilhas. O objectivo é continuar a plantar e/ou semear o maior número de produtos agrícolas, tendo em consideração as próprias épocas de plantio.

A nossa horta pretende que os alimentos sejam produzidos sem introdução de quaisquer substâncias tóxicas, fertilizantes ou pesticidas químicos. Assim sendo, toda a fertilização será feita através do processo de compostagem, ou seja, reciclando todos os restos de comida, de jardim ou horta produzidos em casa ou na própria Escola. Desta forma todos os alimentos são mais saborosos e o próprio solo torna-se mais fértil e saudável, evitando-se a erosão do mesmo e promovendo-se uma enorme variedade de colheitas de forma a não se colocar em risco a biodiversidade. A rotação de culturas tem, igualmente, um peso determinante para o sucesso da horta ao longo dos anos, não desgastando o solo.

E para que tudo corresse na perfeição aliaram-se a esta actividade o Sr. João Martins da Câmara Municipal da Povoação e o Eng. Álvaro Vitorino da Direcção Regional do Desenvolvimento Agrário de S. Miguel. A todos os que nos ajudam a realizar este projecto, o nosso muito obrigado.

A Escola Profissional da Povoação orgulha-se de fazer parte deste pequeno gesto ambiental, esperando que possa contribuir para tornar o Concelho mais ecológico e saudável e os seus habitantes mais responsáveis e amigos do ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário